Parecer APJF : Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Farmacêuticos


Caros colegas,


No seguimento da publicação do Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Farmacêuticos, disponibilizado para consulta pública no passado dia 3 de Fevereiro, onde se prevê a manutenção dos valores de quotas e jóia praticados atualmente, a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos decidiu divulgar publicamente as recomendações enviadas para apreciação da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos.


Neste sentido, propomos a redução do valor da taxa de inscrição para 150,00€ com efeito imediato para o presente ano.


Por um lado acreditamos que esta proposta de alteração não compromete o equilíbrio geral do orçamento da OF, pois terá um impacto na redução dos ganhos de apenas 3%, podendo ser compensado pelo expectável excedente orçamental. Por outro, lembramos que esta iniciativa será muito significativa na redução do esforço financeiro a que os jovens farmacêuticos têm sido sujeitos nos últimos anos. Mais se acrescenta que o valor das quotas também está desadequado ao rendimento real dos farmacêuticos, sendo por isso aconselhada a reflexão sobre a redução deste valor. Redução essa que deverá acontecer de forma gradual, a ter efeito entre 2018 e 2020 de forma a permitir um ajustamento da estratégia orçamental da OF, que garanta a saúde financeira da instituição. 

 
Convidamos a todos os interessados a ler o regulamento disponibilizado para consulta pública e a enviar até à data limite, dia 3 de Março, as recomendações que acharem ser necessárias para a Direção Nacional. 

Os contributos e sugestões podem ser enviados para o email direcao.nacional@ordemfarmaceuticos.pt.


Podes encontrar o Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Farmacêuticos aqui.

 

 Podes encontrar aqui o Parecer elaborado pela APJF.

 

APJF é a TUA Associação!