Representação da APJF em webinar da FIP


No passado dia 7 de Maio, a International Pharmaceutical Federation (FIP) organizou um webinar que contou com vários oradores representativos do mundo jovem farmacêutico, com destaque para Catarina Nobre, responsável pelo Pelouro Internacional da APJF.

Com o tema “Young pharmacists and scientists at the helm of a pandemic: showcasing innovations & collaboration in the management of COVID-19”, o webinar promoveu a discussão das implicações que a pandemia #COVID19 está a ter e quais têm sido as respostas dos farmacêuticos e associações representativas a esta problemática.

Catarina Nobre apresentou a perspectiva portuguesa e referiu que uma vez que a percentagem de farmacêuticos com menos de 35 anos de idade em Portugal ronda os 40%, a APJF sente uma necessidade acrescida de apoiar e realçar o contributo crucial que os Jovens Farmacêuticos têm vindo a desempenhar no combate a esta pandemia.

A responsável do Pelouro Internacional  indicou que foram reforçadas as relações de colaboração com instituições do sector como a Ordem dos Farmacêuticos. Referiu também que tem existido uma aposta na comunicação digital onde têm sido desenvolvidas iniciativas que visam dignificar a ação dos Jovens Farmacêuticos, divulgar ofertas formativas digitais e proporcionar conteúdo actualizado sobre temas que possam impactar a sua vida profissional e pessoal.

Catarina Nobre reforçou a mensagem da importância da união no combate a esta crise sanitária, congratulando o esforço que tem existido na criação de equipas multidisciplinares e complementares.

Concluiu dizendo que esta pandemia proporcionou inúmeras oportunidades para os Farmacêuticos se distinguirem: novos serviços e uma maior participação no sistema de saúde, destacando a Operação Luz Verde que já permitiu, até à data, o acesso à medicação hospitalar em farmácias comunitárias ou ao domicílio, a quase 10000 doentes, mais de 30 hospitais e mais de 2000 farmácias.

“O “novo normal” não parece terminar tão cedo e, por isso, temos de nos adaptar.” termina.

Vê ou revê através da gravação do webinar: https://www.youtube.com/watch?v=P0Dn_xWrSWk.