Dia Nacional do Farmacêutico – Mensagem da APJF


“O nosso propósito!”

Em determinados anos as celebrações têm ainda maior significado.

Estes é, sem dúvida, um deles.

Assinalar, em 2020, o Dia Nacional do Farmacêutico, é exortar todos os farmacêuticos que foram e continuam a ser exemplos na resposta à pandemia que atravessamos.

Durante este período fomos aquilo que sabemos ser. Assumimos as nossas responsabilidades e ultrapassámos barreiras, focámo-nos nas soluções e continuámos a ser os vetores da transformação que queremos ver.

Mais do que nunca, demos garantias à população de que nos momentos mais críticos, nas nossas diferentes áreas de atuação e do saber das ciências farmacêuticas, o que nos move é estar “juntos em prol da sociedade”.

Os jovens farmacêuticos, agora, em particular, têm no seu histórico profissional (ainda curto) fenómenos de extrema complexidade que nos demonstram que no mundo não há fronteiras.

No início das nossas carreiras e numa fugaz passagem do tempo, somos marca viva de uma crise económica e sanitária sem precedentes que, para o bem e para o mal, nos colocam à prova e nos tornam mais resilientes.

Porém, hoje estamos mais preparados. Lidar com esta realidade permite-nos conseguir controlar melhor os receios e ansiedades, empenhar o melhor de nós para servir o nosso propósito: estar ao lado daqueles que mais precisam e não abdicar de proteger a saúde da nossa sociedade.

Sabemos que o futuro nos reserva desafios incalculáveis, mas a nossa força e determinação são armas fundamentais para continuarmos o legado deixado por gerações e gerações de farmacêuticos.

A eles, a todos os colegas e amigos, desejamos um feliz Dia Nacional do Farmacêutico! 

Manuel Talhinhas, Presidente da APJF