top of page

APJF esteve presente na II Edição das Opções dos Jovens para a Saúde


No passado dia 6 de março, a APJF esteve presente na II Edição das Opções dos Jovens para a Saúde - uma visão dos jovens para a próxima governação, que decorreu no Conselho Nacional de Juventude.


A intervenção da APJF contribuiu para identificar algumas prioridades para o futuro da saúde em Portugal:

• A promoção da intercolaboração profissional e na multidisciplinaridade, através da revisão do quadro de atuação das profissões da saúde, baseado na partilha de competências e sustentado por um ecossistema de partilha de dados e informação em saúde.


• A renovação do ensino das profissões da saúde, através da reestruturação dos cursos, designadamente à luz das alterações da Diretiva das Qualificações Profissionais, criando denominadores comuns e condições para a inovação das práticas pedagógicas.


• A sustentabilidade do sistema de saúde, com ênfase particular em medidas que estimulem o uso racional do medicamento e uma maior intervenção dos farmacêuticos para este fim.


• O envolvimento da sociedade civil na tomada de decisão em saúde, através da participação e do contributo das associações de pessoas com doença e dos profissionais.


O Vice-Presidente da APJF, Tiago Rodrigues, assinalou ainda a importância de políticas dirigidas ao desenvolvimento económico do país, sublinhando que apenas desta maneira seria possível satisfazer as justas aspirações e expectativas de todas as classes profissionais e em particular dos jovens.

26 visualizações0 comentário
bottom of page